quarta-feira, 19 de novembro de 2008

QUAL É O SEU PEDIDO? Elenita Senna




"Portanto, o rei e Hamã foram de novo ao banquete da rainha Éster, e novamente, enquanto bebiam vinho, o rei perguntou a Éster: - Qual é o seu pedido? Peça o que quiser, que eu lhe darei, mesmo que seja a metade do meu reino". (Ester 7: 1-2)

O Livro de Ester é um livro que desafia nossa compreensão. Nele não aparece o nome de Deus, mas, não significa que Deus não estava por detrás dos acontecimentos. Como disse Mathew Henry: - O nome de Deus não está aqui, mas seu dedo está.

O livro de Ester marca o fim da História do Antigo Testamento. Neemias e Esdras falam dos judeus que voltaram e Ester, dos que ficaram na Diáspora (povo judeu que não voltou para reconstruir a nação judaica). Apos esse período, só vamos encontrar palavra profética e revelação direta de Deus na abertura do Novo Testamento.

Todo o livro é revelação do amor do Pai a um povo cativo e humilhado. Mas, não esquecido por Deus. O livro narra a história de pessoas obedientes que foram exaltadas e honradas, como prova desse amor. O povo judeu, daquele país, pode conhecer a força e o poder transformador do Senhor, por meio desses acontecimentos.

Toda história de Éster mostra o agir de Deus. Contudo, hoje ressalta para nossa reflexão, como fecha aos nossos corações a pergunta do rei a Éster: - Qual é o seu pedido?

O primeiro ponto, que temos que observar, antes de responder a essa pergunta, quem está perguntando?

Na história de Éster quem fez essa pergunta a ela, não foi uma pessoa qualquer, foi o rei. Quem era o rei?
a) Autoridade máxima naquele país;
b) Ele a escolheu;
c) Podia mudar o destino do seu povo, por meio de um decreto, por meio de uma lei.

Quando lemos os evangelhos, os livros que narram à vida de Cristo, aqui na terra. Observamos que Jesus sempre que se aproximava de uma pessoa, tinha a preocupação de saber qual era a sua real necessidade. A pergunta era a forma de levar a pessoa a se interiorizar. Não que ele já não soubesse de suas necessidade, porém, Ele queria ouvir de seus próprios lábios. Um episódio que marcou essa didática usada por Jesus Cristo, além de outros, foi a do Cego de Jericó (lucas18. 35-43) no verso 41 Ele pergunta, O que é que você quer que eu faça? Em outras palavras qual é o seu pedido?

Hoje Jesus também está nos perguntando: - Qual é o seu pedido? Quem faz essa pergunta não é algum comum, é Jesus.

Quem é Jesus?

a) É o filho de Deus. Autoridade máxima no mundo.
Em Hebreus 1.1-3 lemos que Jesus Cristo, a perfeita revelação de Deus. Foi ele quem Deus escolheu para possuir todas as coisas e foi por meio dele que Deus criou o universo.
A ele foi dada toda autoridade no céu na terra e debaixo da terra. Tudo está sobre o seu comando, Jesus é o GRANDE EU SOU!!! Ele é autoridade máxima no Universo.

b) Fomos escolhidos por Ele.
Em João 3.16 lemos que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou Jesus que para salvar o mundo. Fomos escolhidos por Ele. Profeta Isaias no capitulo 44. 1-2, deixa claro que foi Deus quem nos escolheu: O Senhor Deus diz: Escute, Israel, pois você é meu servo, o povo que eu escolhi! Eu, o Senhor, sou o seu Criador e tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Israel, meu servo, não fique com medo, pois eu o amo e escolhi para ser meu.

c) Ele pode mudar a sua história.
O apostolo Paulo escrevendo aos romanos 3.23-24 diz: - Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça (favor imerecido) e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Nossa sorte foi mudada. Ele cumpriu a Lei por nós. Deus o aceitou e por meio dele também fomos aceitos.

Assim como no caso de Éster, quem estava fazendo a pergunta era o Rei, também no nosso caso quem está perguntando é o Rei. Ele é o Rei da glória!!!

Segundo ponto, que temos que observar, antes de responder a essa pergunta, é: Tenho revelado ao Rei Jesus, minha verdadeira identidade.

A rainha Éster não teve alternativa, mesmo sem saber como o rei iria reagir, teve que contar sua nacionalidade. Só com a verdade o rei poderia intervir e mudar sua sorte.

Para que Jesus possa dar-nos exatamente o que precisamos, é necessário confessar, quem realmente somos. O verdadeiro “eu”, aquele “eu” que não mostramos a ninguém.
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo “. (IJoão2: 1).
Quando João, em seu livro apresenta Jesus como nosso advogado, ele sugere que toda verdade deva ser dita. Podemos freqüentemente observar que a primeira coisa que um advogado fala para seu cliente é: Só poderei ajuda-lo se me contar tudo exatamente como aconteceu. Entre advogado e cliente não pode haver segredos é necessário uma relação de confiança. Assim Jesus é apresentado a nós. Como aquele que ao contarmos tudo o que somos é capaz de mudar a nossa história. A rainha Éster confiou e não omitiu quem era e como prêmio teve a derrota do seu inimigo. Quando contamos para Jesus quem somos ele derrota os nossos inimigos (desejos naturais, carnais). O Espírito Santo de Deus nos auxilia em nossas fraquezas.

O Terceiro ponto, que temos que observar, antes de responder a essa pergunta, é: Qual a visão que tenho?

Esse ponto, mesmo estando por último, não é o menos importante. Pelo contrário, nos faz refletir o que é importante para nós. Como foi dito antes, Jesus mesmo sabendo das nossas necessidades ele tem o cuidado de perguntar.

Certa vez uma mulher chegou perto de Jesus e pediu para que seus filhos se assentassem, um à direita e outro à esquerda, quando Jesus estabelecesse o seu reino. Sua visão era pequena demais, não tinha a verdadeira noção do ministério de Jesus na terra. No caso do cego de Jericó, o cego respondeu: - que eu veja. Poderia pedir riquezas, propriedades, afinal ele estava ali pedindo esmola. No entanto, ele queria para si uma visão de um mundo novo.

A Rainha Éster ao responder a pergunta do rei teve uma visão transcendente, já que a lei outrora baixada por decreto não podia ser extinta, Éster junto com Mardoqueu, seu tio, consegue mudar o Decreto de destruição e espalhar a tranqüilidade entre os judeus. Uma visão do futuro sabia que se os judeus pudessem se defender, o Senhor Deus, Todo Poderoso, Deus de seus antepassados, lutaria com eles e seriam vencedores. Podemos ler o triunfo e a festa pela vitória. (Éster 9.1-10).

Essa é a visão do alto, olhar o mundo com os olhos de Jesus. Pedir algo que trará a salvação para si e para todo o seu povo.

Desta forma podemos pedir tudo em nome de Jesus que ele nos responderá.
Assim, para pedir algo que te de vitória, basta ter seus olhos firme na cruz, pois é de lá que emana toda fonte de vida, e vida em abundância.

Hoje Jesus também está nos perguntando: - Qual é o seu pedido?

Se você:

Ø Conhece quem está te perguntando, tem intimidade com Ele, se relaciona com Ele todos os dias;
Ø Tem confessado a Ele sua verdadeira identidade;
Ø Sabe, exatamente, onde está a sua visão.

Pode dizer ao Senhor qual é o seu pedido.

Porém... Se não souber o que pedir, peça ao Espírito de Deus para interceder por você.

Salmos 143:10 - Tu és o meu Deus; ensina-me a fazer a tua vontade, que o teu Espírito seja bom para mim e me guie por um caminho seguro!


Amém!!!

Nenhum comentário: