quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Isaias 60: 1- LEVANTA-TE E RESPLADECE - Elenita Senna



Isaias 60: 1- LEVANTA-TE E RESPLADECE POR QUE JÁ VEM A SUA LUZ E A GLÓRIA DO SENHOR VEM NASCENDO SOBRE TI.

Essa noite é uma noite de festa! E quando pensamos em festa, pensamos em muitas luzes, coloridas ou até mesmo natural... Porém, concordamos que não pode haver festa sem os brilhos das luzes...

O texto que lemos, nos anima a participar de uma festa sem fim. Uma festa na qual a presença de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo será a fonte eterna de luz.

O texto é muito rico em verdades, ensinamentos, e orientação para uma vida real de luz – Nós que fomos chamados das trevas para uma maravilhosa luz. (I Pedro 2:9).

Poderíamos pensar, essa noite, sobre a história do povo de Israel. Trazer a memória a profecia de Isaías que foi revelada para um povo que caminhava a passos largos para destruição, pela desobediência e a falta de temor a Deus. Nesse contexto, Deus revelou ao profeta que faria uma nova aliança com o povo. Uma aliança eterna. Que mandaria um cordeiro sem macula para ser a expiação pelos pecados. E por meio desta nova aliança seriamos aceito eternamente por Ele.

Contudo, essa mensagem venceu as barreiras do tempo. Como ondas celestiais trazidas pelo Espírito Santo, chega aos nossos corações, viva e atual. Dois mil e seiscentos anos, e a voz de Deus continua a falar por meio dela. (O céu e a terra, passarão, mas as minhas palavras ficarão para sempre – Mat.: 24:35) Isaías profetizou, entre os anos setecentos e seiscentos antes de Cristo. O povo viu as profecias cumprindo-se no nascimento, morte e ressurreição do filho de Deus – JESUS DE NAZARE.

Agora, nessa noite, o Espírito fala por meio dessa mensagem. LEVANTA-TE E RESPLADECE POR QUE JÁ VEM A SUA LUZ E A GLÓRIA DO SENHOR VEM NASCENDO SOBRE TI.

A primeira lição que podemos destacar está no verbo, na ação de LEVANTAR.
LEVANTA-TE!! Por meio desse verbo, o Espírito nos chama atenção para uma vida de Alerta, vigilância e prontidão.

Jesus em seus últimos dias repete, várias vezes, essa mensagem entregue ao povo por meio do profeta Isaias. Na parábola das dez virgens ele ensina que, a igreja do Senhor deve está alerta. Chama de insensata e sem juízo os que não estiverem preparado para sua volta. E diz: Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora (Mat.: 25:1-13).

É necessário levantar, sair do comodismo para uma vida de alerta... Mensageiras, irmãos, igreja do Senhor! Jesus disse a Pedro – Será que você não pode vigiar comigo nem uma hora? Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir (Mat.: 26:40-41).

Jesus termina dizendo: - Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia peguem vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e ore, sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier (Lucas: 21:34-36).

Deus deseja que você e eu sejamos crentes alertas, resistente a tentação. Crentes que Ele possa usar para anunciar as verdades eternas. Crentes que mostre ao mundo a Luz de Jesus.

A segunda lição vem da palavra RESPLANDECE. O verbo no imperativo não nos deixa dúvidas, é uma ordem. E, mais... Essa ordem vem do céu, vem do próprio Deus.
RESPLADECE!! Deus não nos deixa escolha. Se você é meu filho, então resplandeça.
Jesus diz: - Ninguém, pois, acende uma vela e a cobre com um vaso, ou a põe debaixo da cama; mas coloca-a no velador, para que os que entram vejam a luz (Lucas 8:16).

Fomos chamados pra ser LUZ e assim resplandecer.

A luta entre as travas e a luz, em nossos dias, é mais visível. Temos que ter cuidados para não sermos enganados.

Hoje é importante o posicionamento do crente na família, na vizinhança e na sociedade.

Então, o que fazer para resplandecer?

1º Não se deixe enganar: O número de igreja que tem aparecido é assustador. Por um lado é o evangelho que está sendo divulgado. Mas, por outro lado são aproveitadores com ensinamento parecido com o evangelho, que usam a própria bíblia, com interpretações convenientes para justificar sua maneira imoral de viver. E outras que, pregam prosperidade e vantagens humanas. A crucificação do “eu” e dos desejos, já não são mais pregados.

O apostolo Paulo, já em seu tempo advertia aos crentes, ele diz: - Você tem certeza de que é guia dos cegos, luz para os que estão na escuridão; Orientador dos que não têm instruções; e professor dos jovens... Você, que ensina os outros, por que é que não ensina a você mesmo?(Rom. 2:19 –24). E diz mais: - Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados (II Tim.:3:13).

Por esse motivo, não se deixe enganar. É necessário aprender as verdades reveladas pelo Espírito de Deus. E para isso você deve:

2º Ter um relacionamento com Deus. As verdades de Deus reveladas em Cristo, só nos serão ensinadas quando tivermos intimidades com Ele.

Quem é mal, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue a ser dedicado a Deus (Apocal.: 22:11). Em outra versão diz: Quem é santo que se santifique ainda mais.

Não tem jeitinho, é hora de um posicionamento: Escolha hoje a quem vai servi. Se a Deus ou ao diabo? A guerra está declarada. A luta não é contra a carne nem contra o sangue. A luta é espiritual.

A Vitória já foi selada na cruz. Para ter essa vitória é necessário:

Ø Está unidos com Cristo.
Ø Ter um relacionamento com Ele.
Ø Reservar, diariamente, momentos a sós com Deus.
Ø Nesses momentos conhecer Cristo com intimidade e deixar que Ele o conheça.
ü pareça com Ele no agir, no proceder;
ü tenha um coração disposto a obedecer;
ü crucifique a sua vida com Cristo;

Em fim, que tenha o caráter de Jesus Cristo. Só assim, resplandecerá a sua luz diante dos homens. Uma vida assim brilhará como o sol do meio dia; E o Poder do Espírito virá sobre ela; Será testemunha em Jerusalém (seu cidade), em Samaria (seu estado), em toda a Judéia (seu país) e até aos confins da terra.

A terceira lição vem da frase: QUE JÁ VEM A SUA LUZ.

Já vem a sua Luz! Chegou o seu momento. Depois de toda essa luta, Deus nos reserva um prêmio. Não há mais choro, tristeza as primeiras coisas são passadas e eis que tudo se fez novo. - Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida (Apoc.:2:10b).

Escutem! – diz Jesus. – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito. Eu sou o Alfa e o Omega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, no sangue do cordeiro, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida, de entrar na cidade pelos seus portões! Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações.

Igreja do Senhor!!! Esse é o momento de está alerta e brilhar diante dos homens!

E a quarta e última lição dessa profecia de Isaias revelada, hoje, aos nossos corações pelo Espírito Santo de Deus é: GLÓRIA DO SENHOR VEM NASCENDO SOBRE TI.
É maravilhoso perceber na história do povo de Israel, que Deus faz tudo para está junto com eles. Deus não é um ser solitário, tem prazer em está junto conosco.

A GLÓRIA DO SENHOR é a presença do Espírito, é o próprio Deus. Com ele vêm os seus atributos. Moises diz: Rogo-te que me mostres a tua glória: Então o Senhor passou diante de Moisés e disse em voz alta: - Eu sou o Senhor, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos (êxodo: 34:6).

Ao ver Deus passar, Moises prostra-se ao chão em adoração, diante de Deus o homem se sente pecador. Sua presença, sua glória traz graça, misericórdia, perdão, compaixão e bondade. Vidas são transformadas por toda a eternidade. Em suma, o Espírito Santo produz em nós o fruto do Espírito, conforme a descrição de Gálatas 5: 22-23. Por essa razão Isaias diz: - E A GLÓRIA DO SENHOR VEM NASCENDO SOBRE TI.

Deus quer está junto conosco quer ser parte de nossa vida. Ele faz planos para que na eternidade Ele esteja junto: - ...e eu ouvi o Senhor me dizer de dentro do Templo: - Homem mortal, o meu trono está neste lugar. Vou morar aqui no meio do povo de Israel e vou governa-los para sempre (Ezequiel 43:7a).

O Senhor Deus tem preparado uma cidade para morar com os que vencerem. João relata: - Não vi nenhum templo na cidade, pois o seu templo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, e o Cordeiro. A cidade não precisa de sol nem de lua para a iluminarem, pois a glória de Deus brilha sobre ela, e o Cordeiro é a sua Luz (Apocal.: 21:22-23).

Portanto Igreja do Senhor:

LEVANTA-TE E RESPLADECE POR QUE JÁ VEM A SUA LUZ E A GLÓRIA DO SENHOR VEM NASCENDO SOBRE TI.
Em quanto esperamos a segunda vinda de Cristo, vamos está unidos com Ele em adoração e louvor. Em orações e suplicas. Intercedendo uns pelos outros.

É hora de união é hora de relacionamento. O Espírito de Deus está em você, Ele se move em você. E é nascida sobre você, a Glória do Senhor.


Amém!!!!!!

2 comentários:

Binha disse...

Oi Nita,
todas são muito edificantes, que Deus continue te abençoando.
Estou sentindo falta é de uma mensagem de Natal. Escreve uma eu vou imprimir para colocar no meu trabalho.
Bjs, Mariana.

Godoy disse...

O meu pedido é que o Meu Senhor permaneça na minha vida. Pois hoje eu entendi aquilo que recebi exatamente no ano de 2008 quando foi escrito essa mensagem. E eu li tudo o que me aconteceu naquele dia, estava eu sentado no banco da igreja quando foi lida essa mesma palavra no culto. Isaias 60,1 e nesse momento eu fui batizado no espírito de Deus. A minha felicidade não tem tamanho, conto isso com lágrimas nos olhos. E eu só quero lovar a Deus em nome de Jesus, Glória ao Senhor Deus Criador de todas as coisas, Aleluia.